quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Grêmio

O Grêmio anunciou em seu site oficial a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo. Apesar de negar durante a tarde a reunião para o acerto, nesta terça-feira, publicou uma curta nota confirmando a escolha do ex-treinador do Flamengo para substituir Caio Júnior. A apresentação oficial ocorrerá na tarde de quinta-feira. O Grêmio não forneceu mais detalhes de que auxiliares Luxemburgo trará no seu primeiro trabalho em um clube do Rio Grande do Sul.
Maior vencedor do Campeonato Brasileiro como técnico, Vanderlei Luxemburgo é a esperança gremista. Na temporada 2012, o Tricolor disputará a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana, além do Gauchão. O treinador, com um currículo de conquistas, também busca se reerguer. Nos últimos cinco anos, Luxemburgo ganhou apenas três campeonatos paulistas.
Uma carreira marcada por títulos
Vanderlei Luxemburgo da Silva, ou apenas Vanderlei Luxemburgo, o “Luxa” não conseguiu ter o sucesso esperado dentro de campo. Ele foi um lateral-esquerdo discreto. A carreira de técnico, no entanto, fez sua fama. Luxemburgo ficou conhecido nacionalmente quando se transferiu para o Bragantino, no final dos anos 80. O sucesso no interior rendeu o convite para dirigir o Palmeiras, que começava a sua parceria com a Parmalat. No time do Parque Antarctica, ele conseguiu acabar com uma espera de 17 anos sem títulos. Mais que isso, ele conquistou cinco troféus.
Do clube alviverde, Luxemburgo teve passagens e títulos pelo Santos e pelo Corinthians, antes de chegar à Seleção Brasileira. Neste momento, no entanto, ele viveu seu inferno astral. Atormentado por problemas com a Receita Federal e com a perda da medalha de ouro na Olimpíada de Sydney, foi demitido.
A volta por cima veio no Corinthians. No Paulista de 2001, Luxemburgo assumiu a equipe nas últimas colocações e levou-a ao título. Pouco depois, no entanto, problemas no elenco minaram a força do treinador, que acabou demitido. Mais uma vez, reverteu a maré baixa com títulos. Em 2003, no comando do Cruzeiro, conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.
Mas o sucesso não segurou o emprego de Luxemburgo no time mineiro. Após conflitos com os dirigentes da equipe, ele saiu no início do Brasileiro deste ano. Assumiu o Santos, que vinha mal no campeonato. Não evitou a queda na Copa Libertadores, mas conseguiu o bi nacional. Na reta final da competição, seu nome foi apontado como o preferido para assumir o Corinthians, que fechara o acordo de parceria com o grupo MSI. O treinador resistiu ao dinheiro do iraniano Kia Joorabchian e renovou seu contrato com o time da Vila Belmiro.
Em 2005, deixou a equipe do Santos para atuar como treinador do Real Madrid, da Espanha. Foi uma malograda passagem, que culminou na demissão no dia 4 de dezembro de 2005. Dez dias depois, foi anunciado o retorno de Luxemburgo à equipe santista, onde conquistou nos dois anos seguintes o título do Campeonato Paulista.
Em 2007, levou a equipe às semifinais da Libertadores, mas foi eliminado pelo Grêmio. A falta de uma conquista de torneio internacional interclubes é justamente uma das maiores frustrações do técnico. “As pessoas me criticam por eu nunca ter conquistado uma Libertadores. Mas isso não me machuca. Dizem que para se vencer Libertadores tem de dar pontapé, praticar anti-jogo. Eu prefiro buscar esse título jogando futebol envolvente e bonito, como todas as minhas equipes têm demonstrado”, falou Luxemburgo após a eliminação para o Grêmio na semi-final da competição internacional de 2007.
Com o Palmeiras, conquistou mais um título do Campeonato Paulista, em 2008. Em 2009, depois de ser eliminado mais uma vez da Libertadores, desta vez nas quartas de final, as críticas da torcida palmeirense aumentaram em relação a Luxemburgo, que era questionado por suas interferências na equipe fora do campo, com a indicação de jogadores que não agradaram os torcedores. No dia 26 de junho de 2009, às 0h44min, no seu Twitter e no seu blog, Vanderlei anunciou que foi demitido pelo Palmeiras.
No dia 17 de julho de 2009 acertou seu retorno ao Santos. Com um resultado fraco no Campeonato Brasileiro (o pior que teve no comando da equipe da Vila Belmiro), conseguindo apenas a décima segunda colocação, deixou o time em dezembro do mesmo ano. No dia 8 de dezembro de 2009, Luxemburgo acertou sua ida para o Atlético Mineiro, fechando um contrato de dois anos com o clube e rejeitando propostas do CSKA Moscou e do Inter. No dia 24 de setembro de 2010, Luxemburgo foi demitido, logo após uma derrota de 5 a 1 contra o Fluminense, deixando o Atlético na zona de rebaixamento à Série B.
No dia 5 de outubro de 2010, o técnico aceitou a proposta do Flamengo para assumir o comando técnico, fechando um contrato de dois anos com o clube da Gávea. No dia 2 de fevereiro de 2012, o treinador teve sua demissão anunciada pelos dirigentes do clube carioca.

Para a próxima página

Clique em postagens mais antigas

  ©Template by Dicas Blogger.